Nova Terminologia II
Bom: não sei se chore, não sei se ria.
Já veio nova resposta sobre os Exames agora da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular.
E, de novo, afirmam que estes alunos de 12º ano têm de saber tudo o que supostamente foi dado no 10º e 11ºs anos. Veja-se aqui a listagem de itens que me dei ao trabalho de fazer para se perceber a extensão da mesma, pois no programa ela aparece «espalhada». Aqui também se pode consultar um índice completo do que o cd contém, assinalado a cinzento o que os alunos têm supostamente de saber.
Como já referi neste bloque (em Nova Terminologia), esta interminável lista não foi dada, porque os professores não o podiam fazer por não terem sequer informação sobre o assunto. Embora os conteúdos do funcionamento da língua já estivessem no programa homologado em 2002, a respectiva listagem, a TLEBS, apenas foi publicada já estes alunos estavam no 11º ano e o cd chegou à minha escola para ser distribuído pelos docentes a 2 meses do final das aulas.
Nas acções de formação que frequentámos, sobre os Novos Programas, apenas foi abordado o item da Pragmática Linguística e alguns pormenores da Semântica Frásica. E o resto? Seria nossa obrigação adivinharmos de que se tratava tudo isto? Acredito que os linguistas nos chamem ignorantes, mas, que eu saiba, ninguém nasce ensinado.
Pelo menos já fizeram uma correcção ao cd: errata. Falta ainda dar os exemplos que faltam, e listar as designações que omitiram.
.
Já para não falar que no 11º ano estes alunos apenas tiveram 3 horas semanais, quando ESTE famoso programa PREVIA 4. Se algum professor de Português neste país deu o programa integralmente nestas condições, das duas uma: ou os alunos eram todos génios e, portanto, tudo correu sempre sobre rodas ou ficou sumariado no papel, mas não gravado no cérebro deles.
.
A quem me vou dirigir agora?
Já contactei a Associação de Pais por mail, mas não obtive resposta.
Já pedi esclarecimento à DGIDC, mas só me repetiram o que já tinham dito.
Não sei se desista desta luta inglória e me limite a dar aos alunos o que tenho: uma listagem de termos, com as respectivas definições.
(Pedir-lhes-ei que desistam das outras disciplinas? Só o Português já lhes preenche bem o ano.)
Peço que o Ministério me dê mais uma hora lectiva com eles por semana para poder trabalhar isto?
Enfim. Logo se vê. Como sempre. Bem à portuguesa: «a gente que se amanhe».
2 comentários:
Eliana, o processo começou mal, muito mal: há 3 anos! Não creio que uma hora a mais ressolvesse o problema, e o GAVE percebeu isso e mandou aquele tímido "bilhete" à APP. Mas o Min-Edu anda mais ocupado a linchar os profs. Logo se vê... E não vamos ver nada de bom!
Um abraço
Penso que só enfiando a cabeça na areia é que não se vê que tudo isto é um disparate.... «Perdoai-lhes Senhor, porque eles sabem o que fazem».
Postar um comentário