sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Contradições?

AR chumba proposta para reduzir número de alunos por turma

O Parlamento chumbou esta quinta-feira o projecto-lei apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) que propunha a redução do número de alunos por turma no ensino básico e secundário.


O diploma, reprovado com os votos contra do PS, PSD e CDS/PP, previa o estabelecimento de um número máximo de 18 alunos no primeiro ciclo do ensino básico, em vez dos 25 actualmente previstos.
No caso do 2º e 3º ciclos do básico e no ensino secundário, o projecto defendia que as turmas tivessem no máximo 20 alunos e não 28 como acontece agora.

Para o BE, a medida era «do mais elementar bom-senso» para melhorar a qualidade da educação em Portugal, contribuindo para uma maior proximidade do professor e uma abordagem mais adaptada à realidade sociocultural de cada aluno, mas só contou com os votos favoráveis dos proponentes e do PCP.

«Turmas muito grandes impedem que o ensino seja individualizado e dificultam o desenvolvimento de projectos pedagógicos inovadores, além de transformar em o quotidiano num inferno por potenciarem problemas de indisciplina», sustentou quarta-feira à agência Lusa João Teixeira Lopes, deputado do BE.

O partido estava convicto de que o projecto-lei, discutido quarta-feira em reunião plenária, seria aprovado hoje, uma vez que o PS já o tinha votado favoravelmente quando o Bloco o apresentou à Assembleia da República no Governo de Durão Barroso.

Na altura, toda a oposição votou a favor, mas o diploma foi reprovado com os votos contra do PSD e do CDS/PP, que alegaram que o Executivo estava a preparar legislação sobre a matéria, o que não chegou a acontecer.
..............................................................
É engraçado como os partidos políticos mudam as suas posições... mas só não muda quem é burro. Pelo menos, ...................... burros não são.
Afinal, como diz Ludwig Borne, nada é tão duradouro como a mudança.

6 comentários:

IC disse...

Pois... agora é mais prático o recente projecto de tirar das turmas os alunos com insucessos para os pôr em turmas de repetentes com um currículo alternativo e despachá-los para baixar a taxa de insucesso a fingir que até lhes proporcionaram o sucesso... é triste. (E o número de alunos das outras turmas até pode aumentar, que já lá não estarão aqueles que têm mais dificuldades para aprender)
(Estou a ficar cínica com isto tudo, também tenho que cuidar disso :))

Anônimo disse...

:) cínica já estou há muito tempo, IC...
Agora é mais desilusão, zanga, sarcasmo para com quem nos (des)governa...
Vou enveredar por uma carreira política... ainda não escolhi o partido... ando em análise para ver qual deles me pode proporcionar maiores e mais radicais mudanças de opinião.Tb não quero ser burra....

soledade disse...

Uma carreira política, dá-te pelo menos a possibilidade de ganhar, acumular e manter direitos. Os tais - "adquiridos". Pode ser uma boa aposta ;)

Anônimo disse...

:) Aconselhas-me algum partido? Estou indecisa...

soledade disse...

O do poder, emn, o do poder. Parecem dois (às vezes até três)mas é sempre o mesmo, com carantonhas pintadas para animar a festa e enmganar a malta.
Bom domingo! :)

Anônimo disse...

:)
Já está a acabar o Domingo e não fiz nada, ainda. Acho que está a ser um bom Domingo, dia de descanso...