terça-feira, 6 de junho de 2006

CNAF

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1259853&idCanal=58
A Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF) declara-se entretanto contra a proposta da tutela de os pais avaliarem os professores. A CNAF reúne cerca de uma centena de organismos ligados à família, intervenção social e ensino e é presidida pela ex-secretária de Estado Teresa Costa Macedo. Num comunicado ontem divulgado considera que a actividade dos docentes não deve ser avaliada por quem é interessado no processo.
  • Só a Ministra não vê.

http://jn.sapo.pt/2006/06/06/ultimas/Apelo_demiss_o_dos_conselhos.html
Apelo à demissão dos conselhos executivos de todo o paísFederação Nacional do Ensino e Investigação contra os "ataques de incompetência" da ministra da Educação
A Federação Nacional do Ensino e Investigação (Fenei) apelou hoje a todos os professores dos conselhos executivos para colocarem os lugares à disposição, em sinal de protesto contra os "ataques de incompetência" da ministra da Educação.
"Não há memória histórica no país de sistemáticos ataques de incompetência, desautorização, manipulação, falta de arbítrio e imparcialidade como os manifestados pela titular da pasta do Ministério da Educação (ME)", refere a Fenei, em comunicado hoje divulgado.
Para a federação, a tutela tenta mobilizar a sociedade civil contra os professores, denegrindo a classe docente e "colocando-a em situação de confrontação total com pais e alunos".
Como exemplo, a Fenei aponta as recentes declarações da ministra num seminário realizado na Maia na semana passada, onde Maria de Lurdes Rodrigues responsabilizou os professores e as escolas pelos elevados índices de insucesso escolar e acusou os conselhos executivos de criarem turmas de bons e maus alunos.

2 comentários:

IC disse...

Confap: "5- A CONFAP atenta às alterações do ECD e à inclusão dos pais no processo de avaliação dos professores reafirma, no entanto, a necessidade de continuar a pugnar pela defesa de uma ampla participação dos pais na gestão democrática da vida das escolas e na Avaliação Integrada do Sistema Educativo. A CONFAP encontrará com o Ministério da Educação a melhor forma de enquadrar, na legislação em vigor, os contributos que os pais, representantes de pais de turma e Associações de Pais poderão prestar na promoção da excelência e da qualidade dos serviços prestados à comunidade."

Fiquei espantada, mas as "considerações" da CONFAP não me pareceram apoiar a intervenção dos pais na avaliação dos profs, embora não o digam claramente. Hum... Vê o que achas no site deles.

emn disse...

A «consideração» pública inicial foi de total apoio à proposta... O tempo permite a todos «reflectir».