sexta-feira, 23 de junho de 2006

Titulares

Situação dos professores actualmente nos escalões superiores:

P:Como vai ser feita a transição para o novo sistema de carreira? Onde encaixam os professores dos últimos níveis? Serão todos professores titulares?

R: A transição não será automática. Nem todos os que pertencem aos últimos graus passam a titulares. Existirá uma categoria de professor equiparado a titular. Não poderão ser todos titulares efectivos, nem podemos despromovê-los. Os conselhos executivos sabem quem são os bons professores das suas escolas, aqueles que deram aulas, que participaram nos órgãos intermédios de gestão e nos projectos educativos, os que fizeram formação. Critérios que permitirão aos próprios professores e aos conselhos executivos solicitar a passagem de professor equiparado a professor titular efectivo.


[De uma entrevista de Maria de Lourdes Rodrigues – Visão dº694 de 22 de Junho de 2006]

2 comentários:

zoltrix disse...

demagogia! sabe-se já que todos do 9º e 10º serão equiparados, mas que dentro de dois anos terão que concorrer a equiparados "efectivos".
O que acontecerá aos equiparados que não passarem a "somente" titulares constitui mistério....a resolver na altura, suponho!
Aliás, o sistema avaliativo que vai ser imposto abre, claramente, as portas para a demissão ou despedimento, ou exoneração, de qualquer professor incluindo os equiparados e futuros titulares...
Todos os que, anualmente, não atingirem um BOM sofrerão diversas contigências consoante as classificações menores....

soledade disse...

Julgo que poderão passar a supra-numerários e aí a porta está aberta ao despedimento, como diz o zoltrix