Voluntário ou involuntário?
Depois de um ano extenuante chegou o Exame de Português - 639.
Excerto do texto no Grupo II
Nesta faceta do significado geográfico da posição de Portugal, há que tomar em conta também os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Ambos constituíram desde cedo escalas importantes nas grandes rotas oceânicas. E quando tais escalas perderam valor ou se tornaram desnecessárias, o segundo, mais ou menos a meio caminho entre a América do Norte e a Europa, em pleno oceano Atlântico, funcionou durante algum tempo como ponto de apoio imprescindível nas ligações aéreas iniciais que faziam contactar os dois continentes. Os progressos técnicos permitiram que, a breve trecho, aquelas se fizessem directamente.
A questão
O antecedente do pronome «aquelas» é
- A. «relações por via marítima»
- B. «grandes rotas oceânicas»
- C. «tais escalas»
- D. «ligações aéreas»
Mal termina a prova alguns alunos acercam-se de mim para se assegurarem da correcção das respostas... Mas eis que aqui as dúvidas se instalam (e com razão).
- O pronome 'aquelas' remete para um referente que não esteja imediatamente antes, ou seja, só poderia ser 'tais escalas' ou 'grandes rotas oceânicas'. Para estar correcta a alínea D, o pronome só poderia ser «estas».
- Uma vez que 'tais escalas' semanticamente não pode ser, a única hipótese a considerar correcta sintacticamente seria 'grandes rotas oceânicas'.
- Mas aquilo a que o autor do texto se refere é com certeza a «ligações aéreas», que é a resposta que surge como correcta nas orientações do GAVE.
Será razoável usar como exercício de aplicação de conhecimentos de Pragmática algo que está menos correcto?
Tratar-se-à obviamente de uma liberdade estilística, mas... se um aluno me entregasse este texto, eu sublinhar-lhe-ia o «aquelas» e pedir-lhe-ia para identificar o erro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário