Um dos argumentos que o Ministério gosta de agitar perante a classe docente é que ela é muito numerosa e desproporcionada em relação às necessidades actuais do país e resultados obtidos pelos alunos.
Até pode ser verdade, só que de acordo com os dados da União Europeia sobre o peso do professorado na população activa, isso parece não ser bem assim, pois ficamo-nos por 2,8%, bem longe dos 4% da Bélgica, dos 3,5% da Islândia e Noruega, dos 3,4% da Hungria, etc.
_______________________________________________________
___________________________________________________
__________________________________________
Escreve então Paulo Chitas em lead da sua peça que no topo da carreira os docentes portugueses ganham tão bem como os seus pares europeus, embora passem pouco tempo na Escola.
Só é realmente pena que os dados que apresenta desmintam isso mesmo, pois no quadro estatístico incluído na página 13, verifica-se que numa amostra de 9 países - de onde estão ausentes algumas das nações com maior poder de compra da Europa (Luxemburgo, Suécia, etc) - Portugal se encontra em 5º lugar, atrás da Suiça, da Alemanha, da Espanha e da Irlanda, sendo que estes dois últimos países são do “nosso campeonato”. Estamos á frente da Polónia e da Grécia, é certo, mas não podemos ser os coitadinhos em tudo.
Doem-me os olhos. Já nem os óculos ajudam. Li este blog de fio a pavio. Obrigado pela dica, Amélia.
3 comentários:
Fico contente por "re-apareceres", EMN :)
Eu também tenho andado a "meio gás" nas andanças pela globosfera docente. Já tinha descoberto o blogue do colega Paulo Guinote (e já o tinha colocado na lista de links lá no meu cantinho), mas ele produz a grande velocidade e eu tenho andado a passo de caracol, pelo que não tinha lido estes seus posts - a tua junção deles aqui proporciona, a quem tenha acontecido o mesmo, mais uma denúncia sobre o modo como se usam os números nas estatísticas actualmente tão badaladas.
Dá... Apenas prefiro que os comentários tenham um nome, mesmo que seja virtual. Assim, posso eventualmente identificar o ip dos mesmos.
Fiquei sua/tua fã. :)
Eu tenho andado muito longe desta esfera, IC, por falta de tempo. Este fim-de-semana resolvi que o ia tirar para mim. Com o acréscimo de horas na escola, acabo por nem tempo ter para respirar e entro fim-de-semana dentro para preparar convenientemente as aulas.
Acresce o desalento de ver a inutilidade de tentar chamar as pessoas à razão. Temos um ME e uma opinião pública cega e surda.
Postar um comentário