segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Avaliação da Reforma

Gostava de ter acesso ao relatório.
http://www.min-edu.pt/np3/457.html


Nota de Educação Física
por - Friday, 15 December 2006, 19:47

Boa noite. De novo um assunto já aqui aflorado: a tremenda injustiça que se pode estar a praticar ao incluir a nota de Educação Física na nota de acesso ao Ensino Superior. Acabo de constatar as maiores aberrações com esta disciplina, numa mesma escola: tectos para una professores, para outros não; critérios a serem aplicados ao milímetro para uns, para outros não há critérios; apreciações subjectivas da importância da disciplina num Agrupamento Ciências e Tecnologias) e para outro ( Artes) não e por isso podem-se inflaccionar as notas! E deste modo alunos com uma média de 18 valores a todas as disciplinas podem ver na pauta um 9 na referida disciplina e depois terão que ir para Espanha tirar determinados cursos. Nós até não precisamos deles para nada! Que aberração!Haja Bom senso.
Re: Nota de Educação Física
por - Friday, 29 December 2006, 13:59

Eu até nem me importava que EF contasse para média de acesso....desde que contasse para todos. Se a Srª ministra decidiu fazer exames comuns este ano para evitar desigualdades (o que eu apoio), então eu sugiro que olhe para além dos exames e veja também que há disciplinas comuns às duas reformas e que são avaliadas para acesso de modo diferente
Re: Nota de Educação Física
por - Saturday, 30 December 2006, 19:38

Sou Professor de Educação Física há mais de 20 anos no Ensino Secundário, tenho 2 filhos, um no 10º e outro no 12º. Compreendo as apreensões de pais, alunos e professores sobre este assunto. O princípio da igualdade nesta disciplina é questionável por vários motivos. São exemplos disso: 1- as condições de instalações, equipamentos e materiais muito diferentes de escola para escola; 2- os programas desigualmente abordados nas escolas, muitas vezes com matérias impossíveis de trabalhar, dado fundamentar-se noutras matérias que o aluno deveria ter abordado no seu percurso escolar desde o 1º ciclo e não o fez, não sendo sua a culpa; 3- a existência de alunos parcialmente ou totalmente impossibilitados da prática de exercício físico (ex. atestados médicos); 4- a existência ainda de escolas privadas sem a disciplina ou então dada de forma leviana.

Entendo que a situação actual é susceptível de injustiças graves, pelo que defendo outra ponderação para a disciplina com menos influência no acesso ao ensino superior.

PS. Aproveito para manifestar também a minha discordância com os privilégios dados no acesso ao ensino superior aos atletas de alta competição.

Re: Nota de Educação Física
por - Sunday, 4 February 2007, 17:59

Concordo inteiramente. A possível (provável?) inclusão da classificação de Educação Física na média para acesso ao ensino superior parece-me claramente injusta. Até ao passado ano lectivo (2005/06), essa classificação não era considerada, certamente, por se entender que não têm sido asseguradas a todos os alunos as condições indispensáveis ao desenvolvimento físico, de forma a poderem competir uns com os outros, a esse nível, em pé de igualdade. Medida sensata!

E o que mudou do ano passado para este ano, a esse nível? Nada! As desigualdades permanecem: nem todas as escolas secundárias (públicas) estão igualmente equipadas; e que garantias temos de que a Educação Física é encarada com o mesmo nível de exigência nas várias escolas ou, até, por diferentes professores na mesma escola? os critérios (e as condições) do ensino público e do privado são idênticos?

A primeira injustiça é esta: embora os alunos de ambos os currículos (o antigo e o novo) tenham feito a sua aprendizagem nas mesmas condições (porque nada se alterou, a não ser os programas), para uns a nota de Educação Física não conta, para os outros conta. Onde está a igualdade de oportunidades?

Segunda injustiça. O desempenho dos alunos no ensino secundário depende, também, das aprendizagens efectuadas ao longo do ensino básico. Ora, sabe-se que, ainda hoje, nem todas as escolas básicas estão dotadas dos mesmos equipamentos e instalações. Isto é, no que à Educação Física diz respeito, os alunos chegam (e terminam) o ensino secundário em condições desiguais. Transferir essa objectiva desigualdade para o processo de candidatura ao ensino superior é injustiça ao quadrado.

Terceira injustiça. Os finalistas do ensino regular (diurno) não são os únicos candidatos às vagas do ensino superior. Os alunos do ensino recorrente por módulos capitalizáveis podem igualmente fazê-lo, o que é inteiramente justo, tanto mais que se submetem, no ensino secundário, ao mesmo currículo. Ao mesmo currículo, com uma diferença, neste caso, radical. Os alunos do ensino recorrente NÃO TÊM EDUCAÇÃO FÍSICA!

A única maneira de colocar todos os candidatos ao ensino superior em pé de igualdade é, obviamente, retirar a nota da Educação Física da fórmula que determina o acesso ao ensino superior.

Re: Nota de Educação Física
por - Monday, 5 February 2007, 09:57

Cara equipa do GAAIRES

O que falta ainda argumentar mais para que o Ministério assuma, de uma vez por todas, que a nota de Educação Física não pode relevar para efeitos de acesso ao ensino superior?

Aproximam-se os exames e aumenta o nível de ansiedade dos alunos e pais.

Todos ficariam muito agradecidos se tal questão pudesse ser resolvida e esclarecida rapidamente.

Até porque, como muito bem acima se expõe, a inclusão de tal nota apenas para alguns no mesmo concurso de acesso viola descaradamente o princípio constitucional da igualdade de acesso ao ensino superior.

Evitem-nos os tribunais!

Re: Nota de Educação Física
por s - Tuesday, 6 February 2007, 17:12

Boa tarde. Só mais uma experiência quanto à questão da Educação Física: Sou professora de Filosofia, este ano com 10ºs anos, cujos alunos apresentam IMENSAS lacunas no domínio da língua materna, leitura, interpretação, ausência de vocabulário, enfim um rol de consequências da maravilhosa Reforma a que foram submetidos(só dois blocos de Português é o que dá e o mesmo se aplica à Matemática!). Ora eu pretendia dar-lhes apoio na minha disciplina, mas para além do apoio na disciplina de Matemática e outras, bem como as obrigatórias explicações, os meus alunos vão ter aulas de apoio a Educação Física e já não comportam mais apoios! Tenhamos dó, por muito importante que a disciplina seja e é, porque o futuro vai ser negro para eles, com tanta obesidade, sedentarismo, etc, como solucionar este dilema? Só vivemos contradições!
Re: Nota de Educação Física
por - Friday, 23 February 2007, 18:57

Boa tarde. Muito me agrada participar neste fórum sobre o Ensino Secundário. Interessante também esta implicíta (?) forma de dissertar sobre a importância da Educação Física (EF) no que respeita à consideração da sua avaliação no acesso ao Ensino Superior (ES). Queiram os amigos saber que a EF não contava no acesso ao ES a partir de um despacho (anos noventa) de um Sr. Secretário de Estado que achou mais fácil lançar esta pérola legislativa do que proporcionar condições de prática para a EF em todas as escolas, ou mais fácil ainda, utilizar médias ponderadas.
De facto ao longo destes anos, tem sido muitos os alunos prejudicados, por não lhes considerarem a avaliação da disciplina de EF que faz parte do seu currículo do 1º ao 12º ano (!).
Maravilhosa dualidade corpo-alma: o problema estrutural reside no facto de não se conseguirem resolver em três anos do Ensino Secundário os problemas a montante de 9 anos problemáticos. Não são, regra geral, as aulas de apoio que resolvem as insuficiências de base nas várias disciplinas entre as quais a EF. Obrigado pela atenção.

Relatório do Grupo de Acompanhamento da Reforma
por - segunda-feira, 26 Fevereiro 2007, 13:19

Boa tarde. Ainda não é possível ter acesso ao Relatório supra-citado, no entanto a síntese disponível já me permite uma conclusão óbvia. A componente prática das disciplinas de Física e Química e Biologia e Geologia tem sido, como constato, com o meu filho, completamente descurada por falta de tempo para a leccinação dos ditos, extensos programas. E agora aí está a recomendação! E quem repõe o prejuízo causado a estes jovens? Como vão eles para exame? O que tiveram que fazer as famílias para suprir o que, nas escolas, não se pode pôr em prática ou mesmo leccionar correctamente? Que preparação levam eles para o ensino universitário?Não importa, são cobaias de um sistema a quem os seres humanos pouco, desculpem, NADA importa.Ainda há quem fale em rigor, que bom que seria, se os nossos dirigentes/responsáveis começassem por dar o exemplo.

Um comentário:

Miguel Pinto disse...

Temos debatido esta e outras questões relacionadas com a cultura física, aqui: http://desportoemcontraste.blogspot.com/index.html