segunda-feira, 16 de abril de 2007

RVCC

RVCC = Regras, Viste-las? é Coro, Claro!

Alguns comentários no Público:

Por AA - Lisboa
Primeiro pompa e circunstância dizendo aos portugueses que todos podem ser doutores - é só cumprir umas formalidades... elaborar uns currículos (há quem já tenha prática disso e cobre barato)... e depois logo se há-de ver quem vai certificar isso tudo! Eu fui convidado a integrar uma dessas equipas e recuso-me a contribuir para a "bandalheira" nacional. Estudo implica esforço. Estudo implica gosto. Canalizador não precisa diploma nenhum para fazer o seu trabalho honrada e honestamente, nem eu vou pedir-lhe o certificado do ensino secundário - eu só pretendo que ele saiba e faça o seu serviço a meu contento. E o mesmo diria de outras profissões tão importantes para o bem estar social. Cada um tem sua função: só tem que saber cumpri-la adequadamente. Mas como tudo isto é para consumo externo - Portugal gosta muito de mostrar canudos e boas estatísticas para "botar" figura de provinciano no estrangeiro. Chega de pacovice! Assumamos de uma vez por todas o país que somos, com os nossos defeitos e virtudes. Construamos um país de que nos orgulhemos e deixemo-nos de engravatar a miséria. Construa-se hoje um país não para as estatísticas, mas para que não tenhamos vergonha no futuro.
Por Amélia Freitas - V.N.Famalicão
Que exista este sistema RVCC e as outras medidas Novas Oportunidades que envolvem as qualificações profissionais com ou sem certificação escolar, para jovens e adultos, ainda sou capaz de louvar, apesar dos pesares. Agora que o governo anuncie e reanuncie estas medidas de que o País precisa como do pão para a boca, desde 2005 e saiba perfeitamente que só poderá arrancar no fim de 2006 quando o QREN enviar os dinheirinhos é o que se chama atirar areia para os olhos do Zé Povinho. Desde 2005 que não temos feito outra coisa senão guardar os nomes dos candidatos até que venham os financiamentos que permitem que os cursos arranquem. Isso a notícia do Público não diz nem nenhum meio de comunicação social. Têm medo de quem? Além disso, a publicidade das Novas Oportunidades da TV é um insulto. Não sei se o Abrunhosa tem algum diploma,mas o que eu sei é que não é preciso ser muito engenheiro para se ser 1ºministro...
Por Ana Ramos Sa - Coimbra
E os/as técnicos RVCC? Alguem se lembra do facto de que estas pessoas trabalham, na sua maioria, a recibos verdes, há anos e anos???
Por Maria - Madeira
Habilitações "Simplex" são a melhor e mais garantida forma de resolver o insucesso escolar e a exclusão social, em três tempos. Se soubesse o que sei hoje...mãos à obra e esperem sem se esforçarem muito. Não aturem os professores e aguardem pelo...Simplex!!! Desta forma contribuirá para um maior absentismo às aulas, desemprego do Professores, relatórios cheios para a UE e o governo só lhe agradece.
Por Anónimo, Bragança
Se não houver algum rigor e conhecimento científico, torna-se um incentivo ao abandono de estudos e concluír mais tarde o 12ºano, através deste meio muitíssimo mais simplificado e facilitador.
Por José Santos - Aveiro
Mais um processo de facilitismo de "habilitações" está em curso! O que interessa são as reais qualificações das pessoas, DAR um diploma, sem a que este correspondam reais competências e qualificações académicas, é simplesmente uma manobra estatística! Ao 12º ano deveriam corresponder 12 anos efectivos de ESCOLA efectiva e de qualidade, e não o reconhecer de competências profissionais e assumir como equivalentes! Se a pessoa for competente, então tem a capacidade de obter um REAL 12º em regime pós laboral!
Por assessor - Lisboa
Este ensino alternativo ao secundário, para concessão rápida de diplomas com base em competências profissionais pretensamente adquiridas (a chamada escola da vida), tem pouca credibilidade e vai originar o aumento do insucesso e do abandono escolar. De facto, os alunos que tiveram esse comportamento tem ao fim de apenas três anos num emprego não ao qualificado, uma via mais fácil e rápida para o canudo(neste sistema as reprovações serão residuais).Mas quem estuda a valer no secundário,é prejudicado, à partida, com este modelo igualitário! Com mais desemprego para os Prof.!Para o Governo, melhoram as péssimas estatísticas e a imagem do País, atraindo assim o investimento estrangeiro!
...

Nenhum comentário: