quinta-feira, 19 de junho de 2008

APP

No site da APP, quando se vai a Pareceres, encontra-se o último - de Julho de 2007.
Nos jornais li:

Em comunicado, a APP considerou que o I Grupo da prova, onde é apresentado um excerto de “Os Lusíadas”, “apresenta um grau de dificuldade elevado, não só devido à formulação não muito clara da pergunta 2, mas também devido ao excerto escolhido”.
No II Grupo do exame nacional, os professores de Português encontraram “algumas afirmações que poderão confundir” o aluno, nomeadamente a utilização de termos da nova Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário (TLEBS), “como por exemplo ‘frase subordinada relativa’ ou verbo auxiliar modal”.
Gostava de ver o tal «comunicado».


Concordo em absoluto com a primeira parte do primeiro parágrafo. Mas dizer que o excerto é mal escolhido, quando é um dos fundamentais para a análise da mitificação do herói - item de conteúdo do programa?

E será possível que digam que o termo «frase subordinada relativa» é da nova TLEBS? Será possível???? Custa-me a crer...

Para quem o ano passado mostrou indignação por não se testar o «funcionamento da língua» estranho agora, quando FINALMENTE este lá aparece, que se arme e se indigne o Céu sereno Contra um bicho da terra tão pequeno.

2 comentários:

soledade disse...

A pergunta 2 do grupo I está mal formulada. Não é difícil, é infeliz, e os critérios de correcção vieram piorar a situação. Tanto quanto consegui apurar, o termo da TLEBS era o "verbo auxiliar modal". Mas não vejo dificuldade nisso. Já nos habitámos aos tiros de pólvora seca da APP :)

emn disse...

:)