terça-feira, 28 de abril de 2009

No blogue do Ramiro Marques

A maluqueira da avaliação de desempenho também chegou aos polícias

Várias esquadras do país estão a impor "números-base" de detenções a fazer até ao fim do ano. Os polícias queixam-se de que assim só trabalham para as estatísticas. A Direcção da PSP prefere falar em prevenção da criminalidade.
Comentário
É um vírus? Uma forma de loucura que tombou sobre o país? Depois do sistema financeiro, que ruiu por causa de modelos de avaliação de desempenho assentes na fabricação fraudulenta de resultados, é agora a vez dos polícias serem avaliados pelo número de detenções. E assim se coloca o Estado de Direito em perigo. Este Governo não pára de trabalhar para as estatísticas: foi assim com os professores, é assim com os polícias e o frenesim avaliativo só vai parar quando já não houver, neste país, nada para avaliar.
Este mundo - perdão, este país, para ser mais específica- está louco!
Há pouco tempo ouvi o mesmo: se se conseguissem um x número de multas ter-se-ia mais um dia de folga. Isto depois do relato de multas aplicadas por cartinha recebida em casa, em que é a palavra do «pseudo-prevaricador» contra a do agente que «viu». Mas quem tem de apresentar prova é o pseudo-prevaricador, o que envolve custos, chatices e demais diligências. Será possível?!

Nenhum comentário: