Mesmo da OCDE... A sério!
Conclusões em português:
http://www.oecd.org/dataoecd/18/39/43021685.pdf
Excerto:
Foi demonstrado que o ambiente da sala de aula não só afecta os resultados e a realização dos alunos, como é também uma questão de política proeminente nalguns países e regiões. As acções dos alunos na sala de aula e a criação de um ambiente de aprendizagem seguro e produtivo são importantes para muitas escolas e podem constituir uma dimensão difícil do trabalho dos professores. Por exemplo, o TALIS descobriu que, na maioria dos países, um em cada quatro professores perde pelo menos 30% do tempo de aula com estes dois factores e alguns professores perdem mais de metade (Figura 4.102). Para além disto, nos vários países, 60% dos professores encontram-se em escolas cujos directores/presidentes comunicam que os distúrbios na sala de aula prejudicam a aprendizagem (Tabela 2.8a). Em todos os países, isto constitui um problema numa proporção de escolas relativamente elevada e coloca um desafio significativo para uma aprendizagem eficaz.
Tabelas e figuras
Chapter 2: A profile of teacher population and the schools in which they work:
http://www.oecd.org/dataoecd/46/40/43043912.xls
Chapter 3: The professional development of teachers:
http://www.oecd.org/dataoecd/46/0/43043921.xls
Chapter 4: Teaching practices, teachers’ beliefs and attitudes:
http://www.oecd.org/dataoecd/45/62/43043935.xls
Chapter 5: School evaluation, teacher appraisal and feedback and the impact on schools and teachers:
http://www.oecd.org/dataoecd/45/61/43043949.xls
Chapter 6: Leading to learn: school leadership and management styles across TALIS countries:
http://www.oecd.org/dataoecd/45/60/43043958.xls
Nenhum comentário:
Postar um comentário