quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pedagogias

Há algum tempo que não tinha alunos novinhos...
Este ano tenho uma turma de 9.º.

Depois de uma entrada «à antiga», cheia de regras, sem sorrisos, para os ter mais ou menos controlados, ao fim de três semanas, lá os vou, devagarinho, conhecendo e as brincadeiras e bom humor a começarem para os manter interessados e atentos.
Hoje, porque reparei no comportamento displicente de um dos alunos, que ainda não fez um único tpc e está nas aulas literalmente encostado, resolvi indagar junto dos outros profs se ele «era» assim com eles...............
Surpresa! Passou do sétimo para o oitavo já «empurrado» e o ano passado com 7, 7 negativas, passou para o 9.º.
Parece que haverá problemas familiares...
Ora cá está. Porque raio haveria ele de se chatear, por que razão haveria de fazer uns míseros trabalhitos, se não precisa de fazer nada para passar?
Bela filosofia, esta do «coitadinho». Que grande ajuda lhe deu o CP quando resolveu passá-lo! Todos os problemas desapareceram por ele passar de ano sem fazer nada.
Que vontade ele tem, agora, de trabalhar! Que motivação ele sente, agora, para se tornar melhor aluno!
Sim senhora!

Um comentário:

Dante disse...

É esta também a minha questão. Por um lado por que é que se facilita tanto? (No meu tempo com 3 negas já se chumbava). Por outro, a alternativa é reter uma grande quantidade de alunos indefinidamente.