Sobre as Metas Curriculares
Enviei, porque não me contive, pois a minha intenção é manter-me como este blog tem estado: quietinha.
Numa leitura de superfície das metas de 12.º (onde me debrucei por ter muito traquejo com o programa atual), verifica-se, de imediato, que não se teve em conta algo muito básico, como sejam alguns cálculos para se aferir o que se prevê, a menos que me tenha falhado algum pormenor. Lê-se, na página 57 e 58:
1. Produzir os seguintes géneros de texto: exposição sobre um tema, apreciação crítica, diálogo argumentativo e debate.
3. Respeitar as seguintes extensões temporais: exposição sobre um tema – 4 a 6 minutos; apreciação crítica – 2 a 4 minutos; diálogo argumentativo – 8 a 12 minutos.
4. Participar ativamente num debate (duração média de 30 a 40 minutos), sujeito a tema e de acordo com as orientações do professor.
Na página 60, acrescenta-se na Educação Literária o seguinte: Fazer apresentações orais (5 a 7 minutos) sobre obras, partes de obras ou tópicos do programa.
Fazendo uma multiplicação pelo n.º de alunos (suponhamos que são 25 e não os 30 que a lei prevê) e dividindo esse tempo em minutos por 45 minutos temos que…
Tempo mínimo em minutos
(contando que nenhum aluno exceda este tempo)
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Tempo total
(multiplicação por 25 alunos)
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N.º de tempos
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Exposição sobre um tema
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4
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100
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2,22...
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Apreciação crítica
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2
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50
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1,1
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Diálogo argumentativo
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4 (implica 2 elementos)
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100
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2,22...
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Apresentação oral sobre obras
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5
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125
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2,8
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Debate
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1 minuto para cada aluno
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30
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0,66...
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