terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Sobre as Metas Curriculares

Enviei, porque não me contive, pois a minha intenção é manter-me como este blog tem estado: quietinha.
Numa leitura de superfície das metas de 12.º (onde me debrucei por ter muito traquejo com o programa atual), verifica-se, de imediato, que não se teve em conta algo muito básico, como sejam alguns cálculos para se aferir o que se prevê, a menos que me tenha falhado algum pormenor. Lê-se, na página 57 e 58:
1. Produzir os seguintes géneros de texto: exposição sobre um tema, apreciação crítica, diálogo argumentativo e debate.
3. Respeitar as seguintes extensões temporais: exposição sobre um tema – 4 a 6 minutos; apreciação crítica – 2 a 4 minutos; diálogo argumentativo – 8 a 12 minutos.
4. Participar ativamente num debate (duração média de 30 a 40 minutos), sujeito a tema e de acordo com as orientações do professor.
Na página 60, acrescenta-se na Educação Literária o seguinte: Fazer apresentações orais (5 a 7 minutos) sobre obras, partes de obras ou tópicos do programa.
Fazendo uma multiplicação pelo n.º de alunos (suponhamos que são 25 e não os 30 que a lei prevê) e dividindo esse tempo em minutos por 45 minutos temos que…


Tempo mínimo em minutos
(contando que nenhum aluno exceda este tempo)
Tempo total
(multiplicação por 25 alunos)
N.º de tempos
Exposição sobre um tema
4
100
2,22...
Apreciação crítica
2
50
1,1
Diálogo argumentativo
4 (implica 2 elementos)
100
2,22...
Apresentação oral sobre obras
5
125
2,8
Debate
1 minuto para cada aluno
30
0,66...
… se gastam 9 tempos.
Na página 38, no entanto, só se preveem 8 tempos para a expressão oral. De realçar que, para estes cálculos, apenas foram utilizados os tempos mínimos e só 25 alunos.
Como a avaliação desta componente conta com um peso significativo de 25% na avaliação dos alunos e como gosto de cumprir todas as orientações que a tutela me transmite, sendo simultaneamente o mais objetiva que me é possível na avaliação dos meus alunos, gostaria muito que o que se prevê seja, no mínimo, realizável.

Acrescento que concordo com a visão diacrónica e com a enunciação clara dos textos a ser trabalhados.
Agora, não brinquemos: como se pode dar aquilo tudo (a sério) com 4 tempos por semana no 10.º e 5 no 12.º? É que nem numa turma de cérebros seria possível fazê-lo.

Nenhum comentário: