Ainda a TLEBS
Diz a nova circular:
1.2. Ensino Secundário:
- em 2005/2006, será levada a efeito a avaliação da situação no terreno. Uma vez os termos relativos ao funcionamento da língua constantes do novo programa de Português, homologado em 2002, são os constantes da TLEBS, apenas faz sentido falar em experiência pedagógica enquanto parte do processo de monitorização e de acompanhamento da implementação do novo programa de Português. Desta avaliação e da formação de professores, prevista também para este nível de ensino, surgirão documentos de reflexão, a publicar, para apoiar as práticas dos docentes;
- em 2006/2007 será publicado o relatório final com as conclusões do acompanhamento no terreno. Serão tidas em conta as contribuições dos docentes para a clarificação e enriquecimento da base de dados, distribuída às escolas sob a forma de CD-ROM.
- em 2005/2006, será levada a efeito a avaliação da situação no terreno. Uma vez os termos relativos ao funcionamento da língua constantes do novo programa de Português, homologado em 2002, são os constantes da TLEBS, apenas faz sentido falar em experiência pedagógica enquanto parte do processo de monitorização e de acompanhamento da implementação do novo programa de Português. Desta avaliação e da formação de professores, prevista também para este nível de ensino, surgirão documentos de reflexão, a publicar, para apoiar as práticas dos docentes;
- em 2006/2007 será publicado o relatório final com as conclusões do acompanhamento no terreno. Serão tidas em conta as contribuições dos docentes para a clarificação e enriquecimento da base de dados, distribuída às escolas sob a forma de CD-ROM.
Posso já adiantar que o meu grupo de trabalho, constituído por 8 professores de Português, concluiu o seguinte, na acção de formação sobre o novo programa para o 12º ano, quanto à avaliação da implementação do mesmo, no 10º e 11º:
(...)
Quanto à preparação científica, ao nível dos conteúdos literários não houve problemas, embora se tenha verificado redução e falta de sequência temática. Porém, o mesmo não aconteceu ao nível dos conteúdos de funcionamento da língua devido ao aparecimento da nova terminologia linguística.
(...)
III - RECURSOS UTILIZADOS
Quanto aos manuais, constatou-se que, na sua grande maioria, não contemplam os conteúdos linguísticos de acordo com o programa. Quando os apresentam, nem sempre o fazem em consonância com a nova terminologia. Este aspecto leva a uma certa confusão na leccionação desses conteúdos.
III - RECURSOS UTILIZADOS
Quanto aos manuais, constatou-se que, na sua grande maioria, não contemplam os conteúdos linguísticos de acordo com o programa. Quando os apresentam, nem sempre o fazem em consonância com a nova terminologia. Este aspecto leva a uma certa confusão na leccionação desses conteúdos.
(...)
Fico à espera das conclusões do «relatório final».
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