sábado, 1 de abril de 2006

Horas e Horas


Aqui está um quadro com 3 casos específicos analisados no final do ano lectivo passado que servem de exemplificação para se determinar as horas que um prof cumpre na sua componente não lectiva nas 36 semanas em que decorre o ano lectivo e das quais, quem não conhece, não reconhece e não contempla. Os docentes aqui representados são casos reais...



De fora ficam as horas gastas em:
. reuniões de avaliação;
. lançamento de termos;
. matrículas;
. formação de turmas;
. serviço de exames;
. correcção de exames;
. elaboração de horários;
. planificação do ano lectivo;
. plano anual de actividades;
. Projecto Educativo.

Convido-vos a marcarem as horas que, este ano, estão a «gastar» semanalmente nesta profissão... (se arranjarem tempo).

2 comentários:

soledade disse...

Acrescenta a isto os projectos com alunos: jornais escolares, grupos de teatro, clubes variados, actividades de centro de recursos... Outro dia um amigo, quando lhe falava das horas que passo na escola e do tempo que me fica para para o restante trabalho, como preparar as aulas e os projectos que dinamizo, e corrigir trabalhos de alunos, etc, dizia-me, surpreendido: «Mas isso é muito mais que o horário de um executivo!» Pois... E a gente também havia de ter vida extra-escolar. Ou não?
Este teu post lembrou-me um artigo que li no Le Monde Diplomatique. Talvez o linke no Nocturno, com ligação para esta tua entrada.
Bom fim de semana.

emn disse...

Eu tenho o meu projecto na net... um colega e amigo convidou-me para fazer parte do grupo do jornal escolar...
Resposta quase imediata: Não!.. Não tenho tempo!
...