domingo, 28 de maio de 2006

Novo Estatuto

Opiniões
Transcrevo esta:

2 – Na avaliação efectuada pela direcção executiva são ponderados, em função de dados estatísticos disponíveis, os seguintes indicadores de classificação:
a) ...
b) Resultados escolares dos alunos;
c) Taxas de abandono escolar;

O José Sousa vai ter que me deixar avaliar todos os seus outros serviços: hospitais, finanças, transportes... e se eu souber que alguém morre no hospital... coitados dos médicos que nunca mais progredirão.
Este ano comecei com 40 alunos no 12º... agora já só tenho 22, pois, por não terem média suficiente (10º, 11º e 12º), anularam para poderem ir a exame. No ano que vem, já sei: nota mínima 10. Afinal, só estarei a contribuir para o seu sucesso... (não percebo porque me irrito)
Muito bem.
(Mas se calhar com 10 reprovam no exame e isso é mau para mim... humm... vou ter que subir uns cinco valores a cada um para não correr riscos.)
Já me sinto melhor agora.
A nossa atenção e preocupação está a centrar-se na questão da participação dos pais, mas há muitos outros factores preocupantes... Ver e/ou acrescentar em Aragem

7 comentários:

Amélia disse...

Amiga: sabe onde é que eu poderia ter acesso ao projecto de estatuto?Queria ler tudo bem lido...
Ai, se não fôssemos de tão brandos costumes...

emn disse...

Amélia, se carregar no título «Novo Estatuto», vai lá...

soledade disse...

Faz todo o sentido, emn - depois de um ano a denegrir a imaghem dos professores, a mobilizar a opinião pública e particularmente aS

soledade disse...

Faz todo o sentido, emn - depois de um ano a denegrir a imaghem dos professores, a mobilizar a opinião pública e particularmente aS

soledade disse...

... continuando: as associações de pais contra nós. Técnica de guerrilha em que este governo tem sido exímio. Nada tenho contra uma avaliação séria dos professores, pelo contrário, preocupa-me é a perversão a que isto pode conduzir: a escola é um universo muito especial na área da prestação de serviços, e aplicar-lhe modelos empresariais (a satisfação dos clientes - no caso os pais; índices de produtividade avaliados a partir dos resultados obtidos, tout court, pelos alunos, e, pior ainda, pela taxa de abandono escolar, quando sabemos que as variáveis em tudo isto são imensas e poucas as que os professores podem de facto controlar)é responsabilizarem-nos e penalizarem-nos, hipocritamente, por aquilo que não podemos resolver. São medidas economicistas, por um lado (dificultar o acesso aos últimos escalões); e são meios coercivos de nos fazerem dobrar (mais) a cerviz. E de nos dividirem para melhor nos docilizarem. A nós e aos restantes trabalhadores deste jardim à beira-mar plantado.

emn disse...

Estaremos perante um novo tipo de Estado Novo? Ou quiçá um novo Estado Velho?
Eu estou zonza...

soledade disse...

julgo que já estamos em ditadura. acontece que podemos falar, e isso dá-nos a ilusão de vivermos em democracia. Vê o que destacaste a vermelho na entrada "progressão condicionada". isso assusta-me como tudo. não é tanto o ficar estacionada num escalão, é o nível de competição que vai inquinar as relações profissionais. cada vez mais sós, naquilo a que os franceses chamam "quadrillage" da sociedade. nunca se falou tanto de cooperação, cultura colaborativa... mentiras! querem que corramos a sós. solitários e vulneráveis :((
vou dormir. melhores dias virão. um dia.