quarta-feira, 31 de maio de 2006

Orientações 2006/2007

Aos docentes, independentemente do seu grupo de recrutamento, poderá ser atribuída a leccionação de qualquer disciplina, de qualquer ciclo, para a qual o docente tenha habilitação adequada. (mas o que é adequada?)
Os docentes sem componente lectiva, independentemente do seu ciclo de ensino, devem ser afectos, de acordo com as necessidades do Agrupamento/Escola, à:
- Dinamização de actividades de prolongamento do horário no 1º ciclo.
O QUÊ? SERÁ POSSÍVEL? Então agora mesmo sem qualquer preparação, formação ou vocação somos pau para todo o serviço???????? Qualquer dia temos de limpar a escola, dispensar o pessoal da secretaria e tratarmos de tudo isso também! Mas será que mais uma vez todos nos vamos calar e aceitar estas incongruências? O enfermeiro vai fazer diagnósticos e o médico vai pôr o soro e dar injecções? Agora somos animadores sociais?

Um comentário:

soledade disse...

"adequada" - o grau de indefinição permite tudo.

Inquieta-me bastante essa coisa do 1º Ciclo: ou bem que é preciso ter formação específica (e eu acho que é, e eu não a tenho e tremeria perante a ideia de ter de lidar com um grupo de 25 ou 30 crianças do 1º Ciclo) para "custodiar" e entreter crianças dessa idade, ou bem que se acabam os cursos de animação social, de educadoras de infância, até talvez de professores de 1º Ciclo. Se qualquer um serve... E de caminho encerrem as ESE's e mais quem as pariu.