sexta-feira, 27 de abril de 2007

Isenção

Candidata a concurso para psicóloga queixa-se de favorecimento pessoal
Uma candidata a um concurso externo para o cargo de psicóloga promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio queixa-se de ter havido favorecimento pessoal na escolha do júri. A escolhida foi a filha de Marco Teixeira da Silva, presidente da autarquia, que em Fevereiro passado promoveu a mulher, Florbela Silva, a sua chefe de gabinete. "Têm tanto direito como os outros. É tudo legal", defende o autarca.

A escolha de Patrícia Silva para o lugar de psicóloga, contratada pelo prazo de um ano, renovável, motivou uma reclamação de Diana Brandão, a outra candidata concorrente, que se mostra "em total desacordo" com a classificação de 12,35 atribuída pelo júri. "Fui penalizada por não terem sido levados em conta os certificados de formação profissional que tenho, com o argumento de que não apresentei comprovativos. Tenho as cópias de três certificados que de nada valeram enquanto a outra candidata teve um ponto pelo único que possui", disse ao DN.

Além disso, Diana Brandão, que estranhou logo a "familiaridade" da outra candidata com os funcionários municipais, não percebe como teve pior pontuação na entrevista pessoal nos itens de motivação e capacidade de resolução de problemas. "O peso da entrevista não era referido no anúncio do concurso", alega.

Duvidando da legalidade, já fez chegar uma reclamação à Câmara de Mesão Frio. "Não tive resposta e se nada se resolver, tenciono prosseguir para o tribunal administrativo." O júri foi constituído pelo vice-presidente da câmara e dois técnicos de acção social.

Marco Teixeira da Silva disse ao DN que "há pouco a dizer" sobre o assunto. "A pessoa que ganhou, ganhou", sentenciou, sustentando que a sua filha "tem tanto direito como os outros de concorrer". O autarca argumenta que a filha já "tinha trabalho feito na área social, com menores em risco", mercê de um estágio de nove meses realizado na câmara. "Se a outra concorrente acha que foi lesada, pode recorrer para o tribunal administrativo", concluiu.

O eleito do PSD considera mesmo que o caso é normal em Portugal: "Acho estranho que o caso de Mesão Frio seja assim tão amoral, com tantas situações iguais que se vivem em muitos gabinetes ministeriais."


Quando tivermos as autarquias a «tomar conta» das escolas, salve-se quem puder!

Nenhum comentário: