quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Nova Terminologia III

Mais um esclarecimento: nova portaria.

Agora afirma-se que os docentes do secundário tomaram conhecimento em 2001 da nova Terminologia. Através de quê? Do Programa, que só foi homologado em 2002. Então, fazendo uma leitura do mesmo, ficámos todos a saber o que aquilo era.
Julguei, até hoje, ter herdado a ginástica mental dos meus pais. Mas não. Para mim só lá está uma listagem de nomes - alguns reconhecíveis, outros inauditos e outros ainda que sei, agora, serem algo completamente diferente do que conhecia (como a anáfora) - sem qualquer explicação e sem haver qualquer material onde eu pudesse «estudar».
Descobri que era minha obrigação saber o que cada um daqueles termos implicava. Pois com ccerteza. Por burra, que descobri agora ser, não vou passar. Aos meus alunos já lhes dei essa listagem. Claro está que facilmente entenderão o que aquilo é.
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Por outro lado, afirmam que os do básico não tomaram conhecimento. Será que, sem me aperceber, os professores de 3º ciclo já não dão aulas no secundário? Os professores do 3º Ciclo precisam de materiais de apoio (coitaditos, não têm o Programa). Os do Secundário não. Estes estão iluminados. Estes têm o Programa!
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Só os professores do Básico precisam de formação antes. Os do Secundário não, porque, claro está, já sabem tudo, porque tiveram acesso ao Programa. Tendo o Programa, tem-se tudo. No Programa, está tudo clarinho como água. Adoro o Programa. Está lá tudo. Não preciso de mais nada, pois tenho o Programa. Vivó Programa!!!!!!!!
Apesar do cd de apoio só ter sido distribuído a partir de Março de 2005, como é dito na Portaria, os professores do Secundário (que pelos vistos também não dão aulas no 3º Ciclo) já sabiam tudo, porque tinham o Programa.
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É desesperante.

3 comentários:

soledade disse...

Há mais: as gralhas, esquecimentos, "erros" - quer na listagem, quer no cd. E as discrepâncias entre ambos. A errata, agora lançada, limita-se a referir a confusão entre epicenos e sobrecomuns. Ainda: conteúdos indicados como potenciais e que, "não mais que de repente", passaram a previsíveis. E que dizer da prometida formação para professores, a tempo e horas? E da retroactividade da portaria? Dá para acreditar?! Nada, neste processo, foi um trabalho sério.
Bom fim de semana, vamos lá ver como nos safamos!

Amélia disse...

Não é só desesperante, é revoltante para professores e para os alunos que vão ser submetidos a um exame de que dependerá a sua vida futura...Era bom que estas coisas viessem a público, oonvocassem a ira de pais e alunos .Penso que , se não tivesse sido, em bia parte, cúmplice destes programas, a A.P.P. (por isso deixei de ser sócia)deveria tomar posição pública, desmascarar os erros e, tomando assim uma posição digna.Estes progrmas contestei-os quando se apontava para nova terminologia,mas não se dizia qual.E contetestei-os não por isso,a terminologia que se anunciava, mas se desconhecia, mas pelo menosprezo e traição, por vezes, ao texto literário, entendido apenas como acto de fala...lembro, por exemplo, que os sonetos de Camões(dois ou três, dzia.se) seriam lidos conmo modelo de discurso de 1ªpessoa.Apenas.
Apenas.
[Ecos da polémica podem ainda encontrar-se no blogue do Prof.Carlos Ceia.- http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/]
Os manuais produzidos,-d os poucos que vi nenhum ou quase nenhum me pareceu aceitável -limitaram-se a tentar decifrar o que os programas pretendia ...E, segundo sei, o tal CD distribuído a desoras contém erros e não foi distribuído a todas as escolas -tendo tido algumas de fazer cópia...Gostava de saber quanto ganham, com isto, os autores da tal TLEBES ...Estou convosco, colegas.

emn disse...

Já passei a batata quente para os meus alunos. Tudo o que estava ao meu alcance fiz. Cabe-lhes agora a eles e aos pais alertar para o que se está a passar. Pode ser que os ouçam. Eu estou farta de «gritar». Passei hoje a tarde toda com amigos/colegas a «traduzir» para alunos a Terminologia (fizemos 3 pontinhos da semântica frásica)..... e amanhã mais uns testes.... Enfim: espero aguentar o ritmo.