A entrevista
Muita clareza no discurso da senhora: o professor está qualificado para lidar com TODOS os alunos. «Tem que saber trabalhar com crianças! TODAS!»
- Uma de 6 anos é exactamente igual a uma de 1o ou a uma de 17... (isto toda a gente sabe)
Os docentes sem componente lectiva, independentemente do seu ciclo de ensino, devem ser afectos, de acordo com as necessidades do Agrupamento/Escola, à Dinamização de actividades de prolongamento do horário no 1º ciclo.
Fechem-se já os cursos de Psicologia e de Assistência Social! Porque é esse o nosso papel.
Ficou claro que o nosso papel já não é ensinar conteúdos curriculares a quem quer aprender. É reunir.
- Palavra de ordem: REUNIÃO! Somos uma organização. Precisamos de reunir. A reunião é o caminho para a resolução de todos os problemas.
Com o trabalho em equipa vamos com toda a certeza fazer com que alunos como os que foram aqui ou aqui focados passem a olhar para a escola de uma forma completamente diferente.
- Que estão 30 professores a fazer na sala de professores, se na sala ao lado está um colega com um problema de disciplina? Em que escola isto acontece? Estaremos no mesmo país?
As aulas de substituição servem para minimizar os problemas de indisciplina? Só pode ser anedota. É aí que se têm verificado mais problemas... E servem para se ver a escola como um «espaço de convívio e socialização com os bens e meios culturais» (?!?) ... (chinês?)
3 comentários:
Isso é que foi comentar sobre a horea.Não tive surpresas -a senhora foi igual a si própria -porq quem deve ter uma muito elevada estima...E não foi confrontada com quem estivesse mais sobre as questões.Quem eram as duas senhoras bem comportadi-
nhas que a questionaram?
eu gostei das perguntas postas... não houve foi insistência e a solução apresentada foi a mesma que o secretário da senhora apresentou na segunda passada. Têm lá a cassete gravada que ouvem nas REUNIÕES - os professores não são o problema, é a escola. Gostei particularmente do «espaço de convívio com os bens....»
A mim, antes da "muita clareza" no discurso de hoje da ministra, o que me fez escrever logo duas notas foi a falta de clareza na sua atitude global - penso que o discurso de hoje foi para tentar remediar uma imagem de que há indícios de já não estar só na visão dos professores. Mas vou dormir, para ver se acordo com capacidade para uma análise menos "bota abaixo".
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