«O trabalho de revisão já está neste momento a avançar (...) e o trabalho deverá decorrer até ao final deste ano lectivo, o que quer dizer que a suspensão far-se-á brevemente com a publicação de uma portaria a ser publicada até ao final do mês de Fevereiro e teremos durante o próximo ano condições para preparar a experiência pedagógica TLEBS já revista do ponto de vista cientifico e pedagógico», disse à Lusa Jorge Pedreira.
O secretário de Estado acrescentou que para ser possível a aplicação da TLEBS durante o próximo ano lectivo, o processo de revisão científica deverá decorrer até Junho.
Envolta em polémica, a nova terminologia, aprovada pelo Ministério da Educação em 2004, começou este ano a ser leccionada de forma generalizada no 3º, 5º e 7º anos, estando previsto que abrangesse todo o sistema de ensino em 2009.
Para já, o objectivo mantém-se, mas Jorge Pedreira admite que o cumprimento desta meta possa ter ficado comprometido com a suspensão hoje anunciada do processo.
A nova terminologia foi alvo de fortes críticas por parte de encarregados de educação e professores de linguística e literatura, que contestam a complexidade dos novos conceitos, tendo hoje sido entregue no Parlamento uma petição com mais de oito mil assinaturas.
A título de exemplo, a Confederação Nacional das Associações de Pais apontou casos de palavras como «paciência», actualmente classificada como «nome comum abstracto» e que passa a designar-se por «nome não contável e não massivo», ou «peixe-espada», que passa de «palavra composta por justaposição» a «composto morfo-sintáctico coordenado».
4 comentários:
Fevereiro passou...
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