Resultados PISA
Uma extensa análise racional aqui de que destaco este excerto:
Toda a investigação existente, incluindo o PISA e outros documentos da OCDE concordam com o facto de que os elementos que mais influenciam os resultados escolares dos alunos são os níveis educacionais das respectivas famílias assim como os seus hábitos culturais. Sabemos que, a este nível, a situação portuguesa é, por razões históricas e sociais, bastante má e, seguramente, muito pior do que da generalidade dos demais países da OCDE.
Acontece que os próprios estudos da OCDE fazem uma projecção estatística para corrigir os resultados tendo em conta os indicadores de contexto atrás referidos. O que se verifica no caso português é o seguinte:
Acontece que os próprios estudos da OCDE fazem uma projecção estatística para corrigir os resultados tendo em conta os indicadores de contexto atrás referidos. O que se verifica no caso português é o seguinte:
Fazendo a correcção dos resultados obtidos no PISA com a simulação de níveis educativos e culturais das respectivas famílias idênticos aos da média da OCDE verifica-se que aqueles resultados passam a situar-se bastante acima da média da OCDE. Ou seja (tendo apenas em conta os estudos da OCDE) se os contextos familiares fossem melhores, os alunos portugueses, com a Escola portuguesa a funcionar nos actuais moldes, teriam muito bons resultados.
Dito de outra forma, os dados que os detractores da Escola portuguesa mais utilizam, se estudados correctamente comprovam, afinal, que a Escola portuguesa é bastante melhor do que a de muitos outros países e consegue bastante bons resultados que só não se consubstanciam em melhores índices de avaliação porque os "backgrounds" familiares "puxam muito para baixo".
O recente relatório, também da OCDE (insuspeita de quaisquer simpatias progressistas), sobre a desigualdade também confirma este facto. De acordo com esse relatório, Portugal é o pior país quanto a desigualdade social (indíce de Gini).
O recente relatório, também da OCDE (insuspeita de quaisquer simpatias progressistas), sobre a desigualdade também confirma este facto. De acordo com esse relatório, Portugal é o pior país quanto a desigualdade social (indíce de Gini).
(...)
Então porque é que prevalece o discurso da escola má até ao ponto de se ter criado um quase senso-comum de que o Ensino em Portugal é terrível ? Um senso-comum que é muito difícil esclarecer...
Já em Novembro de 2006 eu tinha descoberto na net este estudo que faz a análise dos resultados dos alunos considerando o nível educacional dos pais (Portugal tem a cor verde):
Os dados revelam que, se controlarmos esse efeito, os alunos portugueses demonstraram um desempenho notável nos testes de Pisa: em 28 países, Portugal aparece em quinto lugar, a seguir à Holanda, Bélgica, Austrália e Coreia do Sul. Isto significa que, no que toca aos restantes 45%, Portugal apresenta já um desempenho bem acima da média. Ou seja, à luz deste exercício, muita criatividade será necessária para conseguir ir mais longe.
Porque é que ninguém fala destes dados? Porque não interessa a quem quer fazer disparatadas reformas economicistas.
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